Apesar de existir uma cultura bem nossa brasileira de que o certo é ir ao ginecologista anualmente, não existe uma frequência pré-definida e que deve ser seguida por todas as mulheres. Devemos ir ao ginecologista sempre que surge uma dúvida ou queixa em relação à saúde da mulher, saúde ginecológica ou íntima e devemos também ir para fazer alguns exames específicos. Os exames específicos são, basicamente: mamografia e papanicolau (ou citologia). A frequência deles pode variar com o histórico da mulher, mas a citologia é iniciada a partir dos 25 anos e a mamografia, em geral, a partir dos 40.
Outros exames, como bioquímica de sangue e ultrassom podem ser solicitados a depender se houver alguma queixa da mulher ou história de complicação de saúde da família. Outros exames de avaliação de saúde óssea, risco de câncer de intestino e avaliação física (pressão, peso, altura e exame ginecológico) são importantes e parte da consulta frequentemente.
Tenha uma ginecologista de confiança para te orientar e tirar suas dúvidas, mesmo que você não vá todo ano. O cuidado que você recebe hoje faz diferença para sua saúde e qualidade de vida atual e futura, para envelhecer bem.