Dra. Carla Celestrino

Análise do conteúdo vaginal no microscópio: pra que serve?

Análise do conteúdo vaginal no microscópio: pra que serve? 22 de abril de 2025

Certamente que alguma vez você já teve algum desconforto vaginal como coceira, sensação de cheiro forte ou corrimento. Precisou procurar um ginecologista e foi avaliada com história e exame ginecológico. Ao final da consulta, recebeu um tratamento em pomada ou comprimido, que deveriam ter resolvido a história… mas você sabia que esse atendimento padrão pode não resolver sua queixa em até 60% dos casos? Isso porque o diagnostico pode estar errado ou incompleto.

Para determinar a causa do corrimento ou da queixa e tratar adequadamente, a análise do conteúdo vaginal no microscópio é fundamental. Assim consigo ver as bactérias que não deveriam estar presentes, mas estão – e causam desconforto, consigo ver se você tem as bactérias protetoras e como está a saúde das células formadoras do canal vaginal. Dessa forma, o tratamento sai correto para cada bactéria (ou fungo ou protozoário) e podemos, inclusive, fazer um controle de cura, colhendo a lamina novamente e vendo se houve normalização do padrão das células e bactérias.

Já conhecia essa técnica de exame? É muito simples, feita através de exame ginecológico no consultório. Se você tem corrimento de repetição ou um desconforto que não melhora, considere procurar uma ginecologista habilitada em microscopia.